• Home Office: trabalhar em casa com conforto e estilo

    Maio28
    Tendência internacional e irreversível no universo corporativo, o home Office tem ganhado espaço no Brasil. A casa de uma pessoa pode se tornar seu ambiente de trabalho de duas maneiras: quando ela decide começar o seu próprio negócio e opta por não alugar ou comprar uma sala comercial, ou quando ela atua em uma empresa que permita esse trabalho remoto. 

    Inclusive, empresas modernas estão aderindo à ideia de garantir mais flexibilidade aos colaboradores, permitindo que prestem seus serviços de casa. Isso pode melhorar a produtividade e o comprometimento com o trabalho. 

    No entanto, trabalhar em casa exige um espaço especificamente pensado para isso, separando a área profissional do lar. Isso garante que a pessoa consiga se concentrar em suas atividades. As arquitetas Mariana Stockler e Carolina Posanske explicam que muitos detalhes devem ser pensados. “O ideal é um ambiente de home Office que tenha iluminação e ventilação natural e, se possível, que fique mais isolado em função dos ruídos da rotina da casa”. Elas ainda reforçam que caso seja necessário trabalhar em silêncio absoluto, é possível pensar em materiais de isolamento acústico. 

    Mariana e Carolina destacam que a funcionalidade é a palavra-chave para o sucesso de um espaço como esse. Quem vai ocupar o home Office precisa sentir prazer em estar ali, já que há uma “competição” com outros ambientes da casa que podem ser mais atrativos. “No projeto de um home Office, sempre deve se levar em conta o conforto e a ergonomia, para que o cliente possa passar várias horas ali sem nenhum prejuízo”. 

    A organização é essencial. “Armários de apoio possibilitam guardar tudo que a pessoa precisa, priorizando o acesso fácil e um bom projeto luminotécnico também faz total diferença no ambiente”, acrescentam. 

    Para a decoração, é importante usar itens que ressaltem a personalidade do proprietário, sejam fotos, objetos que tenham um valor emocional, a cor das paredes ou do mobiliário. Isso fortalece a identidade e proporciona maior aconchego. “Seguindo todas essas dicas, temos um resultado extraordinário, sabendo aproveitar os recursos disponíveis, é possível conciliar sem problemas a casa e o trabalho em um mesmo local”.        
    Leia +
  • Transformando a casa em galeria

    Maio21
    Já faz muito tempo que as obras de arte não são mais exclusividade dos museus e galerias. Peças assinadas por artistas locais ou internacionais vão para o lar das pessoas que desejam trazer um toque a mais de personalidade para compor o decor.

    Mais do que agregar em termos de beleza, peças artísticas também são uma forma de expressão cultural, que muitas vezes têm um significado embutido. Isso significa que além de decorar, elas dizem muito sobre quem mora naquela casa e contribuem para fazer com que a arte alcance cada vez mais pessoas, democratizando algo que, em outra época, já foi muito restrito.

    As arquitetas Mariana Stockler e Carolina Posanske incorporam obras de arte em muitos de seus projetos e acreditam que isso agrega muito ao conjunto. “São objetos que, além de sofisticação, deixam os ambientes mais autênticos e exclusivos”.

    Quando o assunto é como encaixar uma obra na ambientação, as profissionais garantem que existem muitas possibilidades adequadas, mas sempre partindo do princípio de que a obra terá um lugar de destaque no projeto. “A peça pode ter tonalidades diferentes da base do projeto ou não, depende do desejo do cliente, ou seja, ela pode se destacar ou se misturar na paleta de cores”.

    Mariana e Carolina também ressaltam que, nesse caso, a escolha da obra deve ir muito além do seu visual e dos aspectos estéticos. “O importante é que a obra agrade ao cliente de alguma maneira, porque não adianta investir em uma peça que não desperte algum tipo de encanto nos moradores”.

    Do clássico ao contemporâneo, dos tons neutros ao colorido, do barroco ao modernismo: as obras de arte acompanham as mudanças na sociedade e trazem vida para qualquer espaço. Basta escolher a que melhor traduz o seu espírito.    
    Leia +