• Cantinho de estudos em 8 passos

    Julho24
    Com a chegada do segundo semestre do ano letivo, a oportunidade é perfeita para dar um gás na produtividade. Seja para quem está na escola ou na faculdade, ter um cantinho de estudos em casa, para colocar as tarefas em dia, pode fazer toda a diferença na obtenção de resultados. Por isso, hoje as arquitetas Mariana Stockler e Carolina Posanske dão dicas para compor esse espaço tão importante. 

    ·         O local onde o canto de estudos será montado deve ser bem pensado. Pode ser no próprio quarto do estudante, aproveitando um espaço de bancada ou de escrivaninha. O ideal é que haja luz natural e que seja um ambiente bem arejado, pois isso faz toda diferença para quem vai passar horas estudando.

    ·         Invista em uma cadeira confortável, pois esse é um item essencial. A peça precisa ser ergonômica para acomodar o estudante sem ocasionar problemas de saúde futuramente.   

    ·         Ao contrário de um home office, onde normalmente é necessário um bom espaço para guardar material de trabalho, no cantinho de estudos um móvel com duas ou três gavetas já pode resolver.

    ·         A personalidade é muito importante para o cantinho de estudos, porque vai tornar o ambiente mais atraente e favorecer a permanência nele. Por isso, invista em itens de decoração que deixem o local com a cara de quem vai utilizá-lo.

    ·         Muita gente tem mais facilidade para assimilar o conteúdo escrevendo, por isso, um mural para anotações também é válido. Além disso, com o mural, o estudante pode visualizar o que escreveu e isso também facilita o aprendizado.

    ·         Aposte em luzes de tonalidades mais claras, que estimulam a atenção e a concentração. A luz amarelada, comuns em quartos e salas, é propícia ao relaxamento, por isso, pode afetar negativamente o momento de estudo.

    ·         Plantas também são bem-vindas! Elas trazem uma atmosfera de qualidade e melhoram a qualidade do ar ao entorno. Tudo isso é essencial para momentos de maior tensão.

    ·         O estudante deve ser orientado a não utilizar esse espaço para outras atividades, por mais confortável que tenha ficado! É importante sempre reforçar o processo de assimilação em que o cérebro associa o local ao estudo.    
    Leia +
  • Para ver e sentir: texturas na decoração

    Julho16
    Uma boa decoração é composta por elementos visuais e sensoriais, que fazem a permanência de cada pessoa naquele ambiente se transformar em uma experiência. É justamente dentro dessa ideia que se encaixam as texturas. Presentes especialmente nas paredes, mas também no teto, piso e em objetos de decoração, quando bem trabalhadas, as texturas despertam sensações e enriquecem o decor.

    A aplicação de texturas é uma estratégia para trazer personalidade ao decor sem quebrar a harmonia. “Normalmente, trabalhamos com projetos mais neutros, tanto por serem atemporais, quanto pelo gosto dos nossos clientes. Ao trazermos texturas diferentes, o espaço ganha um toque a mais, sem necessariamente precisar adicionar cor, o que é muito interessante”, explicam as arquitetas Mariana Stockler e Carolina Posanske.

    Vale lembrar que quando se fala em textura, nem sempre se trata apenas de uma aplicação na parede. “Quando colocamos um tapete felpudo em um quarto, é uma textura diferente que estamos inserindo para aquecer o ambiente, o mesmo vale para almofadas com alto relevo ou  mantas sobre a cama”, explicam. As arquitetas ressaltam que a textura pode estar em praticamente qualquer peça, o truque é colocar em um mesmo ambiente texturas diferentes, mas que conversem entre si.

    Sobre as texturas que estão em alta, Mariana e Carolina destacam os revestimentos em 3D. “São bem atuais, por isso, trazem imediatamente uma atmosfera contemporânea para os ambientes em que são inseridos”. As arquitetas reforçam que o revestimento 3D é democrático e versátil, podendo ser aplicado em banheiros, quartos e salas. Além disso, é possível encontrá-lo em diferentes padrões e formatos de linhas. “Se o objetivo for reforçar mais ainda o ar moderno do espaço, indicamos os padrões com desenhos geométricos”. 

    Ainda em relação às tendências, a textura de cimento queimado também continua no radar. “O estilo industrial de decorar promete seguir em evidência e o cimento queimado é uma das suas características”.

    Outra forma de levar uma textura visual a um espaço é por meios dos papéis de parede. “Existem papéis que recriam texturas, nesse caso, essa experiência sensorial acaba não sendo tão presente, mas se a ideia for apenas levar um elemento visual ao ambiente, eles também podem funcionar bem”.      
    Leia +