• Natureza Indoor

    Março12
    O uso de plantas no decor é uma alternativa para incrementar os ambientes residenciais e ampliar a sensação de bem-estar. Além disso, também é uma forma de inserir pontos de cor para complementar uma decoração de base mais neutra. Ter uma forma de entrar em contato com a natureza dentro de casa é uma ótima alternativa para dar um “pause” naqueles momentos mais estressantes e contemplar o belo!

    As arquitetas Mariana Stockler e Carolina Posanske explicam algumas vantagens de adotar técnicas de paisagismo dentro de casa. “As plantas trazem vida para o espaço, aproximam o ambiente interno da natureza, deixando o espaço mais aconchegante e transmitindo tranquilidade e frescor”. Elas acrescentam ainda que essa é uma forma de levar mais personalidade para o lar. 

    Dentro de casa, as plantas são bem-vindas em todos os cômodos. “Elas podem ser usadas de diversas formas: vasos de bancada, no chão, nichos suspensos, prateleiras ou até mesmo como jardim vertical. Além de decorar, ajudam a purificar o ar e a regular a temperatura”, comentam.  

    Ao escolher as plantas para compor ambientes internos, é importante prestar atenção em alguns detalhes, como destacam Mariana e Carolina. “É preciso ter muito cuidado, especialmente com a dimensão, ventilação e iluminação do espaço. O ideal é consultar lojas especializadas para saber qual espécie se encaixa melhor”. 

    As profissionais ressaltam que antes de definir o melhor local para colocar uma planta, é necessário avaliar suas condições de luz, temperatura e umidade. “Em geral, recomenda-se que as plantas fiquem próximas de janelas, área mais iluminadas, mas cada espécie pode ter uma particularidade, por isso recomendamos muita pesquisa e conversa com especialistas”. 

    Veja em nossa galeria alguns projetos que utilizam plantas para se inspirar.
    Leia +
  • Objetos que contam histórias: decoração de encher os olhos e o coração

    Março06
    A velha máquina de escrever que pertenceu ao pai; uma coleção de porcelana que está na família há gerações; a cômoda que ficou anos na casa da avó; o souvenir de uma viagem especial ou até a mala utilizada em tal viagem. Tudo isso pode se tornar objeto de decoração! Uma das tendências que veio forte para o design de interiores em 2018 é o uso de peças que contam histórias. 

    Não precisa ser necessariamente um objeto antigo que tenha pertencido à família: qualquer artigo que tenha um significado especial e que seja mais do que apenas decorativo, encaixa-se perfeitamente nessa tendência. 

    As arquitetas Mariana Stockler e Carolina Posanske defendem que essa é uma moda à qual vale a pena aderir. “Em nossos projetos, sempre buscamos colocar a personalidade dos clientes e, para isso, uma peça que seja especial para a família faz toda a diferença. Transformar uma casa em um lar é uma missão difícil e esse é um artifício que ajuda muito”, explicam. 

    Para incorporar esses objetos ao restante da decoração, é importante ter bom senso e buscar sempre o equilíbrio. “Se o morador tem um lustre bacana que pertenceu à família e seja uma peça imponente, ele pode ser colocado na sala de jantar, combinado com uma mobília neutra, de linhas mais retas”, orientam as profissionais. “O legal é deixar que esse objeto especial seja o foco do ambiente, justamente porque ele tem uma história para contar e é fonte de lembranças”. 

    Quando se trata de uma peça de mobília, a combinação tende a ser ainda mais interessante. “Muitas vezes, a pessoa tem uma cômoda ou estante em estilo mais provençal, encostada na casa de algum familiar sem uso. Uma boa dica é restaurar esse móvel e colocá-lo em um dos cômodos da casa, misturado com outras peças mais contemporâneas ou atemporais”. Essa combinação mais “orgânica” é bem-vinda e uma alternativa para apostar nela sem medo é deixar todos os móveis dentro da mesma cartela de cores. 

    A casa deve ter a cara de quem mora nela! Por isso, veja em nossa galeria algumas fotos de projetos nossos e inspirações do Pinterest para incrementar a decoração com peças que tenham história e valor sentimental para a sua família.
    Leia +