• CASACOR 2018: Delicadeza para duas meninas

    Maio14
    A conexão que existe entre irmãs gêmeas é única e muito especial. Foi desse princípio que as arquitetas Mariana Stockler e Carolina Posanske partiram ao elaborar o projeto do Quarto de Gêmeas, para a 25ª edição da CASACOR Paraná. 

    Na composição de 25 m², as camas são juntas, porém com uma abertura entre elas. Todo o ambiente foi pensado para valorizar essa ligação entre as irmãs, e, ao mesmo tempo, preservar a individualidade de cada uma. A ideia foi deixar o espaço de cada uma bem delimitado, por isso, foi projetada a escrivaninha dos dois lados e armários de roupas separados.

    Uma alternativa simbólica que as profissionais encontraram para demonstrar que, mesmo gêmeas, cada uma das meninas tem a sua própria personalidade, foram as bonecas russas. Elas estão presentes não apenas nos tecidos, mas também no conceito: possuem as mesmas características, saindo uma de dentro da outra, porém com tamanhos diferentes.

    O quarto é clean e contemporâneo, e flores pendentes do teto trazem a delicadeza de um jardim suspenso e tornam o espaço feminino, lúdico e encantador para as pequenas. Unir funcionalidade e ludicidade é tendência para ambientes infantis, porque mescla a brincadeira com a rotina da criança.

    O desenho da flor, que estampa a boneca russa, foi reproduzido nas luminárias do teto e em alto relevo no carpete. Em relação às cores, Mariana e Carolina optaram pela predominância do lilás, mas combinado com alguns tecidos mais coloridos para fugir do tradicional e proporcionar uma atmosfera lúdica ao quarto.               

    Fornecedores: Di Legno – Donatelli – Inove – M. Decor – Originale Maison – Sonhos de Ninar – SPOT Lighting - Sudati  

    Fotos: Marcelo Stammer
    Leia +
  • O charme e a funcionalidade dos revestimentos

    Maio08
    Partes essenciais da decoração de uma casa, os revestimentos também são os responsáveis por trazer mais segurança e durabilidade aos diferentes espaços. É por isso que a escolha deles é uma das etapas essenciais de qualquer projeto e deve levar em consideração tanto a estética quanto a funcionalidade de cada ambiente. 

    As arquitetas Mariana Stockler e Carolina Posanske destacam que para cada local, há revestimentos que são mais indicados. “Na cozinha, por exemplo, recomendamos os cerâmicos, que têm um aspecto bonito, mas também são de fácil limpeza, o que é muito importante para este espaço. O mesmo vale para os banheiros”. Já na sala de estar e jantar, em contrapartida, é possível investir em revestimentos mais sofisticados, como pedras, papéis de parede e madeira. 

    Nos quartos, a palavra-chave é aconchego, por isso, o ideal é apostar em revestimentos que reforcem essa proposta. Nesse caso, Mariana e Carolina recomendam madeira e tecido, que intensificam a sensação de conforto e acolhimento, tão necessária em ambientes de repouso. 

    As áreas externas pedem um visual mais natural e isso deve ser levado em conta na escolha do revestimento. Também é preciso lembrar que o material escolhido ficará exposto ao sol e à chuva, por isso, precisa ser resistente e ter uma boa durabilidade. “Além disso, em espaços de convivência que ficam do lado de fora, o piso deve ser antiderrapante, para garantir a segurança de todos”. O porcelanato é uma boa alternativa, especialmente as opções de acabamento mais rústico (sem polimento), que não são escorregadios. 

    E dentro desse assunto, também existem tendências. “No momento, os revestimentos em 3D estão em alta. Quando aplicados, trazem uma nuance de volumetria e, dependendo da iluminação, também podem criar um efeito de luz e sombra”, explicam as arquitetas. Com as inovações tecnológicas do mercado, esse tipo de superfície tem apresentado acabamentos cada vez mais bonitos e naturais.

    Mariana e Carolina reforçam que a escolha dos materiais que vão revestir cada espaço deve estar atrelada ao todo. “Deve-se levar em conta a harmonia do projeto, as cores e o estilo escolhido”.  
    Leia +