• Cozinha gourmet: sobre ser um chef dentro de casa

    Abril23
    Seja um apartamento pequeno ou uma casa com generosos metros quadrados: na maioria dos lares brasileiros, a cozinha continua sendo um dos principais ambientes, que recebe uma atenção especial na execução do projeto. Um modelo que virou tendência e que tem feito sucesso é a cozinha gourmet. As arquitetas Mariana Stockler e Carolina Posanske explicam porque ela se tornou uma queridinha! 

    “A maior parte dos clientes que chega até o consultório busca, entre outras coisas, a integração dos ambientes, até para otimizar melhor os espaços da casa. E a cozinha gourmet é uma ótima estratégia para conseguir esse efeito”. 

    A ideia desse tipo de cozinha é garantir conforto para o “chef do dia” preparar os pratos, mas sem perder o contato com os convidados. Por isso, uma das suas principais características é a bancada que separa a cozinha em si de uma área de convivência, aliando bem-estar a funcionalidade. 
     
    Além de acomodar todos os utensílios necessários e permitir esse diálogo com a família e amigos, a cozinha gourmet também tem a vantagem de ser toda projetada. “Isso é essencial para que os espaços sejam melhor ocupados, por isso, essa estrutura pode ser uma ótima alternativa para residências pequenas”. 

    A bancada é uma das principais características da cozinha gourmet, então é importante escolher bem o material de revestimento. “As pedras naturais são muito indicadas, porque além da aparência bem homogênea, são resistentes, possuem alta durabilidade e fácil manutenção no dia a dia”, explicam Mariana e Carolina. 

    O granito é uma opção de revestimento interessante, tem um custo um pouco mais baixo e também é prático. Para quem deseja um toque de rusticidade e muito aconchego, o ideal é investir na bancada de madeira, que proporciona esse efeito. 

    Veja nas fotos algumas inspirações de cozinha gourmet!
    Leia +
  • Sala de estar aconchegante em 5 passos

    Abril16
    O outono chegou e a tendência é que as temperaturas comecem a ficar mais amenas nas próximas semanas. Nessa época do ano, nada melhor do que relaxar e aproveitar a companhia da família e dos amigos em espaços de convivência bem confortáveis. Confira 5 dicas das arquitetas Mariana Stockler e Carolina Posanske para deixar a sua sala de estar ainda mais aconchegante: 

    1.       Lareira 

    Para quem mora em locais mais frios, regiões serranas, por exemplo, contemplar uma lareira no projeto da sala de estar é uma ótima escolha. Além de aquecer o ambiente, ela também funciona como parte da decoração, especialmente quando é revestida por materiais mais nobres, como o mármore. Hoje em dia, existem lareiras a álcool e também as lareiras elétricas, para quem não tem essa peça já incorporada no projeto da casa. 

    2.       Tapete 

    Um tapete grande, no centro da sala, é perfeito para torná-la mais aconchegante, especialmente se for de um material mais macio. Esta peça também funciona para deixar o decor mais elaborado, já que traz textura, cores e formatos, dependendo da opção escolhida. 

    3.       Iluminação cênica 

    Quando o assunto é conforto, a iluminação faz toda a diferença! Na sala de estar, a iluminação cênica é uma boa pedida: ela é mais direcionada para determinados objetos e isso permite que algumas peças sejam valorizadas, como obras de arte ou outras que tenham um valor emocional para a família. Além disso, como o próprio nome indica, esse tipo de iluminação cria um cenário mais intimista. 

    4.       Linhas retas 

    Móveis com linhas mais retas ajudam a trazer amplitude para a sala de estar e isso também torna o ambiente convidativo. Além disso, essa aposta deixa o ambiente clean, minimalista e funcional em todas as estações do ano. 

    5.       Mantas e almofadas 

    Esse tipo de acessório é essencial para deixar a sala de estar mais aconchegante em questão de segundos. Nessa época de dias mais frios, vale a pena deixar sempre algumas almofadas e mantas no sofá. Se a sua sala tem uma decoração mais sóbria, essa também pode ser uma forma de trazer um toque de cor, afinal, mesmo no outono e inverno a ambientação de um espaço precisa ter vida! Confira a nossa galeria de fotos especial de salas de estar!  
    Leia +