• Cores pontuais no design de interiores

    Fevereiro15
    Um bom projeto de interiores reúne algumas características essenciais: funcionalidade, a personalidade dos clientes e também a atemporalidade. E uma forma de reunir todos esses aspectos em uma mesma ambientação é por meio do uso de cores pontuais no design de interiores. 

    Partindo de uma base neutra e utilizando cores mais impactantes em alguns pontos, é possível deixar o ambiente mais moderno e com a identidade do morador. Simultaneamente, a decoração se mantém elegante e atemporal, mas saindo da mesmice e ganhando um toque de vida. 

    Essa é a alternativa adotada pelas arquitetas Mariana Stockler e Carolina Posanske em muitos de seus projetos. “Gostamos de trabalhar com uma base neutra e, nos detalhes, colocamos cores que combinem com a identidade do cliente. Esses detalhes, como almofadas, quadros, papel de parede e objetos decorativos em geral podem ser renovados com o passar do tempo e isso também é bacana”, explicam. 

    Sobre a escolha das cores para compor cada projeto, Mariana e Carolina reforçam que o que vale é o perfil do cliente. “Na hora de bater o martelo sobre as cores, levamos em conta o estilo do projeto – se é mais clássico ou moderno, por exemplo – qual é o ambiente em questão e, sobretudo, procuramos personalizar de acordo com o gosto do cliente”. 

    De acordo com as arquitetas, é possível combinar cores diferentes, desde que elas dialoguem entre si, deixando o espaço leve e sofisticado. É por isso que a cartela de tonalidades que serão usadas já é pensada na concepção do projeto, para que se encaixe com os demais elementos, sem provocar um efeito muito exagerado. 

    Confira em nossa galeria de fotos algumas inspirações do uso de cores pontuais no decor.   
    Leia +
  • 5 Escadas para se inspirar

    Fevereiro05
    Essencial em qualquer projeto com mais de um pavimento, as escadas são mais do que um item para interligar andares, hoje elas passam a fazer parte do decor, e para tanto, são igualmente trabalhadas em harmonia com o ambiente. Em cada degrau é possível notar equilíbrio, sutileza e delicadeza, tanto no uso de materiais que valorizam o belo, quanto nos arremates que garantem estilo e nobreza. 

    As arquitetas e sócias Mariana Stockler e Carolina Posanske valorizam cada detalhe da escadaria em suas obras, recorrendo a pedras, iluminação, vidros e metais que fazem a diferença no acabamento. “Entendemos que o espaço ocupado pelas escadas é único e não tem como ser substituído devido à sua importância e funcionalidade, então o que devemos fazer é aproveitar e fazer deste mais um ponto de destaque no projeto”, comentam as profissionais. 

    Quando bem utilizadas, as escadarias podem ter um efeito escultural no projeto e quando alguma obra de arte é colocada próxima aos degraus, eles assumem ares de galeria e dignos de muita apreciação. Em projetos mais compactos, o espaço abaixo da escada pode ser aproveitado para otimizar o ambiente. 

    A escolha do material para compor os degraus também deve ser pensada de acordo com a proposta do projeto de interiores. Se a ideia for criar um ambiente sofisticado e elegante, vale apostar em materiais mais clássicos, como o mármore. Já em projetos com um ar mais contemporâneo, é interessante pensar em materiais mais inusitados, como chapa de ferro ou o próprio cimento queimado. 

    Veja a seguir uma seleção de 5 escadas inspiradoras do Stockler + Posanske Studio de Arquitetura:                                                                                              
    Leia +