• Arquitetura contemporânea

    Junho25
    “A arquitetura deve falar de seu tempo e lugar, porém, anseia por ser atemporal”, a frase do célebre arquiteto canadense Frank Gehry é um retrato fiel de um projeto arquitetônico. O grande desafio é projetar algo que expresse a identidade do cliente, que esteja de acordo com as tendências, mas que a longo prazo continue funcionando e sendo esteticamente agradável. As características dos projetos contemporâneos levam tudo isso em conta.

    “O projeto arquitetônico contemporâneo se caracteriza por ter linhas mais retas, um desenho limpo, formas geométricas facilmente identificáveis”, explicam as arquitetas Mariana Stockler e Carolina Posanske. “Quando falamos em arquitetura contemporânea, é importante ter em mente que é uma linguagem que começou a ser praticada nos anos 90 e que pode se manifestar de formas diferentes, respeitando as características e desejos de cada cliente”.

    Seguindo essa mesma ideia de priorizar linhas retas, a era de ouro das construções grandiosas demais não está mais em voga. O minimalismo invadiu também a arquitetura, valorizando a funcionalidade e a preservação daquilo que é fundamental para o projeto, sem muitos elementos além disso.

    Um dos pilares essenciais da arquitetura contemporânea é a tecnologia. “Felizmente, os recursos tecnológicos para construção civil estão cada vez mais modernos e vão desde as etapas iniciais do projeto. A própria realidade virtual, começando a ganhar força no Brasil, já permite que o cliente tenha uma noção muito mais precisa de como será a sua casa, facilitando o alinhamento das expectativas com a realidade”.

    A sustentabilidade também é levada a sério em projetos arquitetônicos modernos. Há uma tendência pelo resgate de materiais naturais e não tóxicos. Mais que isso: a valorização da iluminação natural, além de ter um apelo estético muito interessante, também é uma alternativa ecologicamente mais correta.

    Em relação aos revestimentos que dão o toque especial ao projeto, se a ideia for se manter nessa linha contemporânea, cores sóbrias são muito bem-vindas. Os tons de cinza entraram em cena e são mais uma opção para manter a base neutra, além do branco e do bege que continuam sendo ótimas opções. Materiais como pedras naturais, madeira, vidro e superfícies espelhadas são recomendados também.

    O verde dentro dos ambientes foi uma tendência que ganhou força nos projetos arquitetônicos a partir de 2017 e continua. “Há uma busca pelo contato com a natureza, até como forma de melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dentro de casa. Nem sempre é possível morar em um local que tenha tanto acesso a isso, então, o projeto arquitetônico pode ajudar”, explicam as arquitetas.  
    Leia +
  • 5 passos para um quarto mais aconchegante

    Junho18
    O quarto é o espaço de relaxar e descarregar as energias em uma boa noite de sono. E cada  vez mais pesquisadores reforçam a importância de um ambiente bem planejado para que esse descanso seja revigorante e saudável da forma como deve. 

    Nessa época de temperaturas mais baixas, é natural que as pessoas passem ainda mais tempo no quarto. Por isso, as arquitetas Mariana Stockler e Carolina Posanske dão algumas dicas para deixá-lo mais acolhedor e de acordo com o que os médicos recomendam!

    1.       Iluminação

    Um dos passos mais importantes é acertar na iluminação do ambiente, levando em conta o ciclo circadiano, ou seja, o modo como a luz interfere no funcionamento do organismo. No quarto, evite a luz branca, pois ela inibe o hormônio melatonina, essencial para o sono.

    Enquanto isso, a luz amarelada, por ter uma temperatura mais parecida com o sol, regula o ciclo do sono e transmite ao organismo a mensagem de que está na hora de repousar.

    2.       Organização

    É cientificamente comprovado que quando o quarto está desorganizado, com materiais de trabalho espalhados, por exemplo, o cérebro tem mais dificuldade para “desligar” completamente durante o sono. Por isso, vale muito a pena separar uns minutinhos todos os dias para manter seu quarto impecável.

    3.       Tapetes

    O tapete é uma peça que traz um toque instantâneo de aconchego para um ambiente. No inverno, invista nos mais felpudos, que ajudam a aquecer o espaço.

    No verão, você pode trocá-lo por um tapete de fibra natural, que cria uma atmosfera mais leve.

    4.       Almofadas

    Quer uma cama mais confortável e convidativa do que aquela que está cheia de almofadas? Essas peças são essenciais para um quarto aconchegante e, se for do seu desejo, podem trazer um toque de cor e quebrar a sobriedade do ambiente. Dica: no inverno, almofadas de tricot são uma ótima pedida!

    5.       Cores claras

    As cores influenciam muito na percepção que a pessoa tem de um ambiente e até nas sensações que esse ambiente provoca. Espaços voltados ao relaxamento, como o quarto, devem ter tons pastel nas paredes, pisos, mobiliário e roupas de cama. Você pode ousar mais nos acessórios, para deixar o local com a sua identidade, mas sempre mantendo a base neutra.

    E lembre-se: quarto foi feito para dormir, por isso, evite o hábito de trabalhar nesse espaço. É preciso que o seu cérebro associe o ambiente ao repouso, então, evite ouras atividades. 

    Com todas essas dicas, pode ficar difícil levantar da cama de manhã, não é mesmo? Experimente deixar uma fresta da cortina aberta para acordar com a luminosidade natural. A luz do sol pode ativar hormônios que despertam o metabolismo e farão você se sentir pronto para encarar o dia!
    Leia +