• A sala de jantar dos sonhos em 5 passos

    Agosto06
    A sala de jantar é o espaço da família. Um lugar de reunir pessoas, sabores, ideias, e, para tanto, precisa de uma atenção especial na decoração. Algumas dicas ajudam a aprimorar o conforto e bem estar promovendo uma atmosfera envolvente e sedutora. É importante se atentar para os detalhes e investir em peças que colaboram para essa sensação de acolhimento. Para ajudar nessa missão, as arquitetas Mariana Stockler e Carolina Posanske separaram algumas sugestões que valem a pena conferir!

    1.       A escolha da mesa:

    Como protagonista, a mesa de jantar deve ser escolhida antes de tudo. Ela vai ocupar a maior parte do espaço e será o altar onde todos se reunirão ao seu redor. Em meio a uma infinidade de opções no mercado, é preciso ser prático ao buscar aquela que mais se encaixa às suas exigências. Pensar na praticidade do dia a dia e na versatilidade é ideal para começar delimitar algumas formas e tamanhos. “Leve em conta o número de pessoas em média que irão usar o espaço e claro, é interessante se atentar para a qualidade do material do móvel, para evitar problemas futuros”, concluem as profissionais.

    2.       As cadeiras:

    Conforto é a palavra-chave para a escolha das cadeiras. Ter a superfície do assento e encosto trabalhados de forma ergonômica colabora para o alívio da tensão cotidiana e faz do momento do jantar um local de reposição de energias. Para cada estilo é possível encontrar designs que se adequem de maneira singular, mas atenção! Não esqueça que: caso as cadeiras selecionadas possuírem escora para o braço, é preciso medir a altura da mesa antes de finalizar a compra.

    3.       Maciez para os pés:

    Os tapetes oferecem para a sala de jantar um aconchego a mais ao proporcionar macies e aconchego térmico. Principalmente para as cidades que têm o inverno mais rigoroso, como Curitiba, essa é uma dica que precisa ser levada em consideração. Outro fator positivo no uso do tapete é a contribuição para a acústica, se você mora em apartamento, é ideal para reduzir os possíveis ruídos que poderiam ser ouvidos no andar de baixo.

    4.       Iluminação:

    O projeto luminotécnico possibilita a criação de cenas para diferenciar os momentos à mesa. Luzes diretas deixam o ambiente bem iluminado para o cotidiano, já as luminárias de segundo plano, conseguem deixar o clima mais intimista e apaixonante. Ideal para aquele jantar romântico!

    5.       Aparadores:

    Delicados e eficientes, os aparadores têm muitas utilidades para a sala de jantar. Ao colocar o móvel próximo à mesa, em jantares maiores é possível inclusive usar o espaço para apoio dos pratos a serem servidos, com muita elegância e charme. Além disso, são extremamente funcionais, pois servem para guardar a louça delicada, talheres especiais e até mesmo jogos americanos.  
    Leia +
  • 6 dicas para decorar um quarto de bebê

    Julho30
    Receber um novo membro na família sempre é um momento muito especial! E não importa se os papais são de primeira viagem ou não: decorar o quarto do bebê é uma missão que gera muitas dúvidas. Afinal, além de ser lindo, aconchegante e confortável, esse ambiente também precisa ser seguro. Por isso, hoje as arquitetas Mariana Stockler e Carolina Posanske dão 6dicas para ambientar esse cômodo.

    •             Invista em um berço seguro

    Não escolha o berço pensando apenas na opção mais bonita, leve em conta algumas medidas de segurança. Por exemplo: as grades laterais não devem ter um espaçamento superior a 6,5 cm, além disso, entre o estrado e as laterais do berço também é recomendável que a distância máxima seja de 2,5 cm.

    Já a altura entre o estrado e a lateral do berço precisa ter pelo menos 60 cm, para evitar que a criança tente pular quando estiver um pouco maior. Alguns berços têm um sistema anti-refluxo, que permite a elevação do colchão na área da cabeceira. Apesar de não ser indispensável, pode ser um detalhe interessante.

    •             Escolha as cores

    Normalmente, quartos de bebê têm cores mais suaves e isso tem uma explicação: elas transmitem uma sensação de paz e tranquilidade, além de iluminarem o ambiente e aumentarem visualmente a sua amplitude. Por isso, a dica é apostar nos tons pastel e, caso queira, deixar as cores vibrantes para detalhes bem pontuais.

    •             Móbile

    Essa é uma peça que não tem apenas função estética: ela também estimula o desenvolvimento cognitivo do bebê pelas cores e movimento. Por isso, pode colocar um móbile que converse com o restante do decor: a composição vai ficar linda e tendo uma finalidade importante.

    •             Iluminação

    A luz pode ser mais amarelada, porque ajuda a estimular o relaxamento. Além da fonte principal, é interessante ter um abajur iluminando pontos específicos e estratégicos do quarto, como a poltrona de amamentação, por exemplo. Luminárias de piso também podem funcionar bem nesse sentido.

    •             Nichos e prateleiras

    Esse tipo de acessório é muito bem-vindo, especialmente se o quartinho tiver um tamanho reduzido.  Você pode colocar ursinhos de pelúcia e livros nesses nichos e prateleiras, otimizando o espaço e dando um “up” na decoração. Outra dica é iluminar essas estruturas com fitas de led, levando um toque a mais de charme e personalidade para a decoração, já que os elementos serão valorizados.

    •             Funcionalidade

    O dia a dia de uma casa com um bebê é muito mais atarefado, por isso, móveis funcionais podem deixar tudo mais prático. Cômodas com trocadores, por exemplo, facilitam o momento da troca.
    Leia +