• 5 dicas para usar lustres e pendentes no decor

    Março26
    A iluminação é uma parte fundamental de qualquer projeto de interiores, para deixar os ambientes mais acolhedores e aconchegantes. Dentro dessa proposta, os lustres e pendentes são acessórios que, além de contribuir com o projeto luminotécnico, também funcionam para dar um toque especial na decoração. 
     
    Hoje, as arquitetas Mariana Stockler e Carolina Posanske trazem algumas dicas válidas ao investir nos lustres: 
     
    1.            Não se limite à sala de estar. Esses acessórios também podem ser bem aproveitados em outros ambientes, incluindo áreas externas. 
     
    2.            O volume da peça deve ser escolhido em relação ao ambiente em que ele será instalado. Portanto, se o espaço não for muito grande, a peça também deve ser mais discreta. 
     
    3.            Ao optar por um lustre mais chamativo, permita que ele seja o centro das atenções do decor, mantendo o restante da composição do ambiente mais neutra. 
     
    4.            Existem vários estilos de lustres e pendentes no mercado atual: os clássicos, românticos, modernos. Opte por um modelo que converse com o restante da decoração, para manter a harmonia no espaço. 
     
    5.            Se o lustre for colocado acima da mesa de jantar, é importante se certificar de que a iluminação fica bem distribuída por toda a extensão da mesa. 
     
    Veja na nossa galeria uma seleção de projetos em que os lustres e pendentes são protagonistas do decor.
    Leia +
  • Geometria na decoração

    Março19
    Os elementos geométricos trazem um toque de contemporaneidade aos projetos de interiores, apesar de fazerem parte das mais antigas manifestações artísticas. Linhas retas e curvas, formas quadradas, retangulares, hexagonais e circulares já foram identificadas nas cavernas de homens pré-históricos, e muito tempo depois, foram recuperadas e repaginadas em movimentos como o cubismo e o modernismo. No mundo da moda, essas formas também aparecem muito: poás e listras podem ser observados nas passarelas até os dias de hoje. 

    Na decoração, esses elementos podem aparecer em pequenos detalhes, como uma almofada, ou em uma parede inteira, por exemplo, sendo o centro das atenções do ambiente. Tudo depende do estilo que se pretende imprimir no espaço. “Os elementos geométricos no decor trazem ares de modernidade e, dependendo de como são aplicados, funcionam até para deixar o ambiente mais artístico”, comentam as arquitetas Mariana Stockler e Carolina Posanske. 

    As profissionais explicam que quando a família tem um estilo mais moderno, é possível pensar “fora da caixa” e buscar formas que vão além do quadrado e do triângulo. “Atualmente, é fácil encontrar estampas de tecido ou pastilhas que misturam várias formas geométricas ou que trazem algo um pouco mais inusitado, como o prisma. Tudo depende do estilo do morador”, explicam. 

    Se a ideia é investir em uma decoração mais ousada, uma alternativa é combinar os elementos geométricos em padronagens de cores mais vibrantes. Mas, nesse caso, Mariana e Carolina atentam para a importância do equilíbrio. “Ao adotar uma estampa geométrica em uma cor mais forte, indicamos manter o restante do espaço em tonalidades mais sóbrias, para não prejudicar a harmonia e o equilíbrio do decor”. 

    Uma opção bem moderna para levar a geometria para dentro de casa são os revestimentos em 3D que reproduzem essas formas. Essa é uma alternativa ainda mais sofisticada para aderir à tendência com personalidade, de forma mais discreta, mas igualmente impactante no design.
    Leia +