• Iluminação ideal para cada ambiente

    Julho09
    Transformar uma simples construção em um lar é um processo que demanda muita dedicação e, acima de tudo, atenção para que todos os detalhes funcionem em conjunto. É por isso que, para valorizar a decoração de cada ambiente de uma casa e garantir que ele seja o mais funcional possível, existe um tipo de iluminação mais adequado. Esse é o nosso assunto de hoje! 

    Luz natural

    A primeira dica das arquitetas Mariana Stockler e Carolina Posanske é valorizar e priorizar a iluminação natural sempre que possível! Além de ajudar a economizar, é uma forma de contribuir com a própria saúde, afinal, os raios solares contribuem para o aumento da concentração de vitamina D no organismo.

    Uma casa naturalmente iluminada, independente do cômodo, é sinônimo de bem-estar.

    Na cozinha

    A cozinha é um espaço de mais atividade, por isso, o ideal é investir em luz mais neutra que já é estimulante por si só. Também é importante apostar em uma iluminação bem uniforme e sem variações, para não interferir de forma prejudicial no preparo dos alimentos. Se a sua cozinha tiver uma bancada, também é interessante valorizar a iluminação nessa região.

    No banheiro

    Muita gente não dá a devida atenção que esse ambiente merece ao iluminá-lo, mas isso é um grande erro. Na bancada do banheiro, área com o espelho, são recomendadas lâmpadas de 4000K – esse número é a temperatura de cor medida em Kelvin, nesse caso, é uma lâmpada de coloração branca e neutra, similar à luz do dia, para não interferir nas cores da maquiagem, por exemplo.

    A iluminação central do banheiro pode ser com lâmpadas fluorescentes ou LED, que além de mais econômicas também têm uma boa durabilidade.

    Nos quartos

    O quarto é um ambiente de relaxamento, por isso, as luzes mais amareladas são indicadas por proporcionarem esse efeito. Para iluminar todo o ambiente, as luminárias estilo plafon são perfeitas, porque garantem uma distribuição uniforme e agradável. Se você tem o hábito de ler antes de dormir, também pode ser interessante ter uma luminária ao lado da cama, cuja intensidade possa ser controlada por um dimmer.

    Na sala

    Assim como os quartos, a sala de estar também é um ambiente para descanso, por isso, a luz mais amarelada também é válida. Nesse ambiente, investir em iluminação pontual para destacar quadros e outros objetos decorativos é uma excelente alternativa! Um bom exemplo são os nichos e prateleiras com fita de LED.
    Leia +
  • Tendência Wellness: bem-estar no decor

    Julho02
    Buscar saúde e bem-estar de forma holística é uma tendência cada vez mais evidente. As pessoas têm buscado se alimentar melhor; as atividades físicas estão ganhando mais espaço, especialmente aquelas que trabalham corpo e mente, como a yoga; os momentos de lazer e relaxamento estão sendo valorizados. E isso interfere diretamente na forma de morar: a casa não é mais vista apenas um espaço físico, mas como um refúgio particular.

    Aliás, uma das grandes tendências do momento para o design de interiores é justamente essa, fazer da casa em um oásis de relaxamento. Tendência que tem até nome próprio: Wellness, cuja tradução significa literalmente “bem-estar”.

    “Percebemos que os clientes valorizam cada vez mais o tempo que passam em casa, desfrutando da presença de familiares e amigos ou até da própria companhia e é natural que desejem um espaço que inspire esses momentos de relaxamento”, explicam as arquitetas Mariana Stockler e Carolina Posanske.

    A Wellness, na verdade, é uma macrotendência de estilo de vida, que tem despontado em diferentes países e vai desde a escolha de roupas confortáveis até a decoração.

    Entre as características da tendência Wellness no decor, destaca-se o uso de materiais naturais. “A sensação de bem-estar está muito vinculada com a natureza, por isso, a ideia é levar isso para dentro de casa, seja apostando nos revestimentos em madeira, seja incrementando os ambientes com plantas”. Estampas e cores que remetam à natureza também são válidas.

    “Outra recomendação é a aposta em cores neutras e mais tranquilas. Sabemos que as cores têm o poder de provocar sensações, por isso, as mais claras realmente ajudam a pessoa que está no ambiente a se sentir relaxada”. As arquitetas lembram que é possível sim inserir cores vibrantes nos espaços sem perder o lado Wellness, desde que elas sejam aplicadas em detalhes mais pontuais.

    Criar espaços de convivência que favoreçam a integração entre as pessoas, é outra ideia que faz parte desse estilo. “Às vezes, uma pequena sala sem televisão já muda completamente o convívio da família. A tecnologia é maravilhosa, mas ter um ambiente para se desconectar também é muito importante”.

    Por falar em espaços de convivência, as cozinhas gourmet vieram ao encontro dessa tendência, porque a proposta é exatamente essa. “Diferente de uma cozinha tradicional, essa formatação permite que a pessoa que está cozinhando interaja com os convidados, criando um clima mais descontraído e intimista”.

    Detalhes simples fazem toda a diferença na decoração Wellness. Aquele porta retrato com um registro de um momento único em família vale mais do que as obras de arte mais caras!
    Leia +